top of page
Foto do escritorLuciana Santos

"O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim" (2024)


Mais de duas décadas depois de sua estreia nos cinemas, o universo de O Senhor dos Anéis retorna às telonas em um novo formato: um anime, dirigido por Kenji Kamiyama e roteirizado por Jeffrey Addiss, Will Matthews e Phoebe Gittins.


O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim se passa 183 anos antes dos eventos de O Senhor dos Anéis e conta a história da Casa de Helm Mão-de-Martelo, o lendário nono Rei de Rohan. Um ataque repentino de Wulf, um lorde Dunlending em busca de vingança pela morte de seu pai, obriga Helm e seu povo a buscar refúgio na fortaleza de Hornburg - que mais tarde será conhecida como o Abismo de Helm. A história é narrada por Éowyn, personagem interpretada por Miranda Otto em As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003). Otto também empresta sua voz para a animação.


A Guerra dos Rohirrim não vai tratar das bijuterias de Sauron, preferindo se concentrar nas aventuras da princesa Hera, filha de Helm, que se vê no centro de um conflito orquestrado por homens que parecem se esquecer que ela não é apenas mais uma peça em seus jogos de poder. Hera é um espírito livre, apaixonada pelas tradições de Rohan e sedenta pelas possibilidades que as fronteiras de seu país ocultam. Porém, a guerra obriga a jovem a liderar os Rohirrim contra um inimigo disposto a destruir tudo e todos em sua busca por vingança.


O universo de O Senhor dos Anéis é rico e vasto, e é sempre um prazer retornar à Terra Média para ver um pouco mais de sua mitologia. A Guerra dos Rohirrim se concentra em eventos isolados, mas está conectada ao arco maior das adaptações, e traz elementos adicionais para as histórias já contadas por Peter Jackson. Quando, em As Duas Torres, Éowyn toma a decisão de seguir para a batalha de Gondor, ela o faz seguindo uma longa tradição de mulheres guerreiras de Rohan. Em A Guerra dos Rohirrim nos apresenta a algumas destas guerreiras. As mulheres de Rohan não temem a dor ou a morte. Hera faz parte de uma história que, possivelmente, alterou o destino da Terra Média.


Os mais atentos notarão que A Guerra dos Rohirrim segue as mesmas batidas de As Duas Torres (2002), com pontos de virada semelhantes à Batalha do Abismo de Helm. Mas, se considerarmos que, duas décadas depois, aquela ainda é uma das batalhas mais memoráveis do Cinema, um segundo take daquelas sequências épicas, em um formato alternativo, está longe de ser algo ruim.


Além de Miranda Otto, o elenco de vozes é composto também por Brian Cox como Helm Mão-de-Martelo, Gaia Wise como sua filha Hera, e Luke Pasqualino como Wulf.


Com 2h14min de duração, O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim é uma bem-vinda visita à Terra Média e deve atrair diferentes públicos para a franquia: recém-chegados e viajantes frequentes.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page